Igreja de Santo Adriao – Sever
Inserida num adro murado, com capeamento de cantaria e gradeamento forjado, encontra-se este templo de planta retangular com duas sacristias adossadas ao alçado direito.
Trata-se de um edifício cuja traça revela um claro gosto oitocentista, embora a cornija da sacristia mais antiga sugira o lavor do século XVIII.
À frontaria abre-se com entrada de arco abatido, de dupla moldura de cantaria relevada, decorada lateralmente com volutas e fecho central saliente. Pontifica num pequeno frontão de arco abatido com o vértice. Sobrelevado e contracurvado. A cantaria da porta prossegue para a parte superior, enquadrando uma janela sub-rectangular igualmente de arco abatido – coroada de frontão convexo, interrompendo a cornija da frontaria que aqui descreve um meio arco. Esta fachada principal remata com frontão sobrelevado contracurvado e interrompido, ladeado por plintos com fogaréus e coroado com pedestal onde assenta uma cruz toreada.
Adossada ao alçado esquerdo encontra-se a torre de risco quadrangular, tripartida em patamares, com boas cantarias de cornijas e cunhais. Evidencia um remate piramidal e um marmóreo mostrador de relógio inserido numa peanha sobre a cornija superior. Este campanário que abriga apenas um sino, está flanqueado no topo com quatro fogaréus semelhantes aos da fachada, embora de menores dimensões. A sua entrada encontra-se algo dissimulada ao nível do rés-do-chão.
O alçado direito da nave é rasgado com porta simples e duas janelas retangulares com moldura de chanfro, tudo concebido em cantaria.
Na intersecção da nave com a capela-mor pontificam dois pináculos triangulares com remate de bolbo e cruz toreada central sobre plinto ornado de volutas, em tudo semelhantes aos que coroam a fachada posterior da capela-mor, embora aqui os pináculos apresentem remates ovais. A igreja possui ainda duas sacristias. Uma, de dois pisos – a mais recente — de janelas retangulares com aboamento e placa de cimento e a primitiva, com cornija de pedra e uma janela com aboamento, que foi prolongada para poente pela adição da nova sacristia. A capela-mor da igreja de cércea inferior e porta rasgada no alçado direito, segue a tradição das boas cantarias patentes nas cornijas e nos cunhais. Possui nos alçados esquerdo e direito janelas de moldura relevada, com aboamento, embora a doa alçado direito esteja parcialmente oculta pela sacristia mais antiga.
O interior da igreja paroquial de Sever evidencia uma ornamentação barroca que merecia classificação. O altar-mor de talha do século XVIII, com colunas torsas, profusamente lavrado, é uma jóia de entalhamento do tempo de D. João V ou mesmo de D. José, onde se destacam os baldaquinos de molduras assimétricas. Tudo no interior do templo exulta de um barroquismo que se prolonga e reveste os elementos arquitetónicos constitutivos. As sanefas e os vãos das janelas brilham nos seus paramentos de talha com os típicos ornatos de concha e os festões e grinaldas de motivos vegetalistas e florais. A talha do intradorso do arco-cruzeiro e da sua sanefa dá continuidade e prolonga a riqueza da capela-mor para os altares laterais do arco-cruzeiro, ilustrados com anjos e putti e abrigados com baldaquinos e saneias de tecido, bem como para os altares laterais da nave e do próprio púlpito.
Longe de saturar, a talha dourada é pintada de marmoreado azul celeste e branco, conferindo uma dignidade feérica e a leveza possível dentro da exuberância gramatical que exibe.
Se o teto da capela-mor está forrado de caixotões emoldurados e pintados com cenas da vida de Cristo, evangélicas e hagiográficas, o teto da nave segue o mesmo primor, com os caixotões pintados representativos de efígies de santos e molduras lavradas. O coro, de madeira, com balaustrada e fundo de caixotões, embora sugerindo obra mais recente, não deslustra a energia despendida pelo resto da decoração.
Salientam-se as seguintes imagens de madeira, presentes no interior da igreja, um Santo António e um S. Sebastião, de madeira pintada e do século XVIII; um S. Caetano, uma Senhora do Rosário e uma Santa Bárbara, também do século XVII e em madeira pintada e estofada; um S. José com o Menino, um Santo Adrião e um Cristo, estes do século XVIII,em madeira pintada.
Realça-se ainda, no interior da sacristia, a bica do século XVIII, de boa cantaria, com cornija relevada; a presença de dois anjos tocheiros do século XVIII e a existência de quatro castiçais de lavra setecentista.