Capela de Nossa Senhora do Monte – Medroes
Situada num socalco de um monte, é uma construção de planta rectangular, que embora descaracterizada, poderá ter uma filiação setecentista.
Está integralmente pintada num tom marfim e apresenta uma entrada de arco abatido, flanqueada por duas pequenas janelas gradeadas. Sobre a entrada sobressai uma cruz enquanto no alçado esquerdo recorta-se uma porta
O rodapé está delimitado com cimento encarapinhado e as cantarias foram revestidas com carapinha mais fina.
Um paredão de cimento destinado a proteger a capela das intempéries envolve o alçado direito e a fachada posterior.
O interior possui o tecto em madeira envernizada, que é de fábrica recente. Aqui destaca-se um ex-voto datado de 1864, cujo texto é o seguinte: “
Milagre que fez N. Senhora do Monte / a Joaquim Monteiro Martins, que istando em / 1864 com uma moléstia prigoza nas suas par / tes; sem ter um remedio chamou-se a esta Senhora / e lhe deu saúde repentina
”. O ex-voto representa um orante de joelhos diante da capela de Nossa Senhora do Monte. Curiosamente, o pequeno templo que aí surge apresenta uma janela aberta no alçado esquerdo e nenhuma na frontaria.
Salienta-se a presença de um bom acervo iconográfico patente nas imagens setecentistas de madeira pintada de S. Jerónimo, Santa Bárbara, Nossa Senhora do Monte e uma Santa Rita de Cássia, que para além de pintada está também estofada.