No passado dia 5 de outubro, o Douro Ultra Trail (DUT) voltou a percorrer os fabulosos trilhos do nosso Concelho, com Santa Marta de Penaguião a ter honras de abertura de duas das provas oficiais, e ainda a Caminhada de 8 km.
Com o apoio do Município de Santa Marta de Penaguião, o evento desportivo teve a Praia Fluvial de Fornelos como ponto de partida dos 25 km de Trail, onde os participantes assistiram a uma atuação do Grupo de Cantares Tradicionais de Fornelos. Numa manhã de chuva moderada a antever condições difíceis aos atletas presentes, Patrícia Rodrigues (ARCD Mendiga) venceu a Geral Feminina, e João Vigário a Masculina.
Em Santa Marta de Penaguião, teve início o Trail Curto de 15 km que deu a vitória na Geral Feminina a Liliana Loureiro (Os Preguiças Team), e ao atleta da AD Amarante, Victor Fernandes, o triunfo entre os homens. Um agradecimento especial ao Grupo de Bombos de Santa Marta que animou o quilómetro zero desta prova.
Por fim, este ano o DUT trouxe uma novidades tendo a Caminhada de 15 km como ponto de partida a histórica Capela de Nossa Senhora da Nazaré, em Vila Maior, onde os caminheiros puderam deslumbrar-se com as magníficas paisagens vinhateiras do nosso Concelho.
Foi um gosto ter por cá tantos participantes, a acrescentar aos «guerreiros» e «guerreiras» que enfrentaram os 50 km da prova de Trail Ultra e os 92 km do Ultra Endurance.
Agradecer igualmente à equipa organizadora do DUT, pela escolha do nosso Concelho para acolher mais uma edição deste evento.