1st World Congress | Wine Tourism and the Law

Ouvir
O 1º Congresso Mundial sobre a Legislação do Enoturismo decorreu em Santa Marta de Penaguião – Berço D ‘Ouro, com uma diversidade cultural extraordinária, tendo contado com a presença de cerca de 30 congressistas de mais de 15 nacionalidades.
Ao longo de dois dias de congresso, as apresentações focaram-se no enoturismo, na sua importância para o desenvolvimento turístico, tendo sido feita igualmente referência de que forma esta atividade, mediante as leis vigentes, é exercida nos seus países de origem.
Nas palavras do Presidente do Município de Santa Marta de Penaguião, Luís Machado, aquando da Sessão de Abertura, “…este congresso vai iniciar um novo ciclo na nossa região, a construção e uma nova forma de vida no Douro. Nova forma essa que tem de ser legislada e regulamentada, para que todos sejamos respeitados e valorizados, para que as lideranças possam emergir, e finalmente para que a criação de riqueza no Douro seja diária, organizada, rigorosa, regulamentada, sustentada com trajetória crescente e forçosamente de confiança para com todos os parceiros.”
Na mesma sessão foi possível ouvir algumas palavras de consolidação da Região do Douro por parte do Presidente da Global Wine Tourism Organization e da Spanish Wine Tourism Association, José Antonio Vidal, do Presidente da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, Jorge Eduardo Ferreira Sampaio, do Presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Miguel Ângelo Sousa Dias Ferreira da Mota e do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, que prontamente responderam ao apelo para estarem presentes neste congresso e aos quais o Município deixa desde já um especial agradecimento pela referida presença.
Na mensagem de Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do qual este 1º Congresso Mundial obteve o Alto Patrocínio, ficou vincado que “o vinho e o turismo têm uma sinergia que importa valorizar a todos os níveis e que abrange também muitas outras áreas de atividade…” e que “…o enoturismo pode assim ajudar a um desenvolvimento socioeconómico mais coeso, acrescentado valor de uma forma sustentável para as empresas, para os territórios e para os países. Fez igualmente os votos “…de que este congresso seja uma reflexão rica e alargada que permita fortalecer o desenvolvimento e a criação de riqueza para o sector de enoturismo, num quadro europeu e mundial.”
Para além das apresentações, os congressistas usufruíram de um programa social no qual, claramente, e não podendo deixar fugir esta oportunidade D’Ouro, o Município de Santa Marta de Penaguião fez questão de dar a conhecer, dentro do possível e considerando as condições meteorológicas, o melhor que Santa Marta de Penaguião tem para oferecer.
Proporcionou-se assim a todos uma visita ao património religioso, na Igreja Paroquial de São João Baptista, uma visita ao Museu das Caves Santa Marta no qual os congressistas tiveram a oportunidade de se deliciar com um cálice de vinho generoso, e uma visita ao Museu do Douro onde se deu a conhecer um pouco mais a região. A ambos deixamos igualmente um agradecimento pela pronta colaboração e acompanhamento.
A todos os parceiros nesta organização e a todos os presentes, o Município de Santa Marta de Penaguião deixa aqui o seu maior agradecimento. Agradece ainda e de forma muito especial à Professora Dra. Ana Branca Carvalho e ao Professor Dr. Carlos Torres por escolherem o Berço D’Ouro para receber e realizar este 1º Congresso Mundial.