Ouvir

Santa Marta de Penaguião situa-se no Interior Norte de Portugal. O seu território encontra-se encravado entre os concelhos de Vila Real a norte e parte a nascente, o de Peso da Régua também a nascente e a sul, a grandiosa cordilheira do Marão a poente, em cuja cumeada limita com os concelhos de Baião e Amarante.

Histórica e justamente considerada como “uma das mais belas porções do Paiz Vinhateiro” (2º Visconde de Villa Maior em 1865), Santa Marta de Penaguião afirma-se hoje como parte integrante e caraterística do Alto Douro, Região Património Mundial, que, no dizer de Miguel Torga, é a “única evidência incomensurável com que podemos assombrar o mundo”.

O acentuado da orografia, a beleza vestida das encostas, a profundidade inebriante dos vales, a majestade telúrica do Marão, a vinha como rainha e senhora um pouco por todo o lado (um autor do século XVIII disse com propriedade “colhe pouco pão porque os seus habitantes tudo tem reduzido a vinho” )… contribuem para que, em pouca área – apenas 7000 ha – tenha sido moldada uma paisagem única que vale a pena visitar e fruir em sereno deambular, propício a demoradas contemplações.

 Quem quiser aventurar-se a melhor “conhecer um dos mais famosos quadros que cobre o céu deste paiz” (Manuel Monteiro, em 1911), procure um dos altos destas Terras – S. Pedro de Fontes, Santa Bárbara da Cumieira, S. Pedro de Lobrigos, o Monte da Azória, os próprios cumes da Serra do Marão – e, deambulando o olhar pela “nunca por demais celebrada, na sua beleza e produtiva prosperidade, concha vinhateira de Santa Marta de Penaguião” (Artur Vaz, in “Vintage para uma Vida”), concentre-se na boa sensação de permitir que os odores vários da terra, a beleza diversa dos matizes, o rezingar dos insetos, o canto alegre dos pássaros cresçam dentro de si e lhe arrebatem todos os sentidos.

 E percebendo a fundo as cores e os cheiros, o gosto e a essência, o sonho e a vida, a luz e a sombra, a música e o silêncio, preste um sentido preito ao querer e ao esforço das mulheres e dos homens, que, ao longo dos séculos, com trabalho, sangue, suor, sofrimento e persistente teimosia, souberam construir essa paisagem/monumento tão genuinamente peculiar e grandiosa.

Textos gentilmente cedidos por Dr. Artur Vaz

 


Composição e Competências


Horários de Funcionamento

  • Serviços Administrativos: das 9h00 às 17h00;
  • Serviços de Tesouraria: das 9h00 às 16h00;
  • Posto de turismo: das 9h00 às 17h00;
  • Biblioteca Municipal: das 9h00 às 18h00;
  • Julgados de Paz: 9h00 às 17h00.
  • Piscinas Municipais 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 21h30.

Calendarização das Reuniões de Câmara


Regimento da Câmara Municipal


Transferências para as freguesias


Abono de Despesas de Representação dos Membros do Executivo


Lista dos membros dos gabinetes da presidência e dos vereadores em regime de permanência e respetivas remunerações